
A ética jornalistica e a responsabilidade motivam as ações para a prática do bem e,assim,analisamos o problema do comportamento moral do indivíduo dentro da sociedade.
Encontrar um culpado no caso de irresponsabilidade no jornalismo parece ser umimpasse,pois,ao mesmo tempo ,o jornalista é o autor do erro e o meio da comunicação tem responsabilidade quanto ao material publicado.A responsabilidade jornalistica é de quem escreve a nóticia mas também do veículo que a publica.
O dever ético dos jornalistas é livremente assumido e reconhecido,a ética dos jornalistas assenta na assunção de que o jornalista pode escolher entre diferentes modos de agir.A posibilidade de escolha implica liberdade.
Se o jornalista for forçado a escrever de uma certa maneira,estará a ser amoral e a liberdade está validamente ligada quando assenta na ética e na responsabilidade social.
Para os jornalistas,o comentario de liberdade de expressão e de serviço público está ligeiramente deturpado em relação dos valores,e estamos num país que mal lê jornais e,às vezes,quando lêem só alguns cadernos ou reportagens.Mas já é bom.Pelo menos pegam o jornal.
O problema eatá na liberdade.Não temos leitores pois ter de recorrer a meios que chamam mais a atenção e que,às vezes,até saem um pouco do assuno mas fazer o quê,se o dever dos jornalistas é dar a matéria para o público e tentar chamar a atenção de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário